quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Branded Entertainment

"O meio é a mensagem" é uma ideia defendida por Marshall Maluhan, que está na base do Branded Entertainment. Esta técnica já antiga, continua a ser uma escolha acertada para as empresas que pretendem posicionar-se e ter notoriedade.

Contudo, houve mudanças na publicidade, e os consumidores também já não são o que eram, o que se deveu à evolução tecnológica (fragmentação dos canais de distribuição e dos canais de acesso à informação). Tendo à sua disposição inúmeros meios, o consumidor dos dias de hoje escolhe o que quer ver e quando quer ver, o que, segundo Crlota Ferreira, managing director da Fuse, da Omnicon Media Group, leva a "alguma perda de eficácia no relacionamento emocional com os públicos.".

"Na sequência disto surgiu a oportunidade de quase reinventar a própria televisão, colocando as marcas no centro dos conteúdos", acrescenta a secretária-geral da APAN.

Branded Entertainment pode definir-se então, como a associação de marcas a figuras públicas, a programas de entertenimento e a outras acções que conferem à marca reconhecimento e notoriedade, ou seja, são acções que "alimentam a marca" e permitem posicionar-se, passando a serem reconhecidas características e valores comuns aos acontecimentos a que se associam - tem um carácter emocional.

A utilização do Branded Entertainment actualmente faz todo o sentido, uma vez que o entretenimento e o mundo das celebridades fascinam cada vez mais as pessoas. Por isto, é uma estratégia inteligente por parte das marcas serem vistas como "na moda" e terem uma imagem "cool", mas também conseguirem passar a mensagem principal, o conteúdo que é a principal razão dessa comunicação.

A Pepsi é uma marca que aposta fortemente na associação a figuras do desporto, música ou cinema. Aqui fica um dos anúncios da marca:




O famoso George Clooney e os eu Nespresso



Gisele Bundchen, a imagem de marca dos chinelos Ipanema


Vantagens:

-Cria reconhecimento e notoriedade;
-Cria ligação emocional e de identificação com a marca.


Desvantagens:

-Não gera vendas imediatamente;
-Consumidor pode ficar desiludido com a parceria que a marca faz.

Fontes:
www.jornalbriefing.iol.pt
www.imagensdemarca.sapo.pt

Sem comentários: