quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Buzz Marketing



"Como diz Mark Hughes (autor do livro "BuzzMarketing"), se fizermos um marketing tradicional, teremos resultados convencionais. Importa fazer algo extraordinário, para que possamos almejar resultados extraordinários" (www.mercadologia.org/page/20/)

BUZZZZ é o burburinho, é o "zumbido", são os comentários, é "o que se diz por aí". Buzz Marketing não é mais que o boca-em -boca gerado por determinada campanha publicitária. Surgiu nos EUA com objectivo de evitar os grandes custos que a publicidade em meios como a televisão envolvem, e atingir públicos qualificados.

Para se gerar este boca-em-boca ou boca-em-orelha, é necessário criar uma situação inesperada que suscite a atenção dos media, das pessoas em geral ou de determinado tipo de público - os líderes de opinião - escolhidos previamente e para quem a acção de comunicação é direccionada.



O Buzz Marketing pode também ser o resultado de outras técnicas de comunicação como o Marketing de Guerrilha ou o Marketing Viral, na medida em que ambas têm como base surpreender.

Blogues, eventos, vídeos no youtube, chat-rooms são usualmente utilizados nesta técnica.

O fime "Blairwitch" foi pioneiro a utilizar esta técnica, divulgando a história do filme como sendo verdadeira num site da internet com imagens que captaram o interesse e curiosidade do público. Conseguindo assim, com uma produção que custou uns escassos 35.000 dólares, arrecadar lucros dez vezes maiores.



Um exemplo que cumpriu muito bem o objectivo desta técnica foi a circulação de boatos na internet que Gisele Bundchen seria a nova imagem de marca da conhecida marca Apple. Isto porque circulava em blogs e sites uma fotografia da modelo nos bastidores de um desfile com um notebook da Apple. Boato que nunca foi confirmado, mas que certamente funcionou como uma táctica de ganho de notoriedade para Apple.



Outro exemplo bem sucedido foi a acção levada a cabo pela Red Bull na véspera do Grande Prémio Brasil de Fórmula 1, em São Paulo: O piloto da Red Bull, Michael Ammermuller andou andou num carro de corrida pelo centro da cidade durante 3 minutos às 5h30 da manhã. As imagens deste "passeio" foram captadas por várias câmaras de filmar e por fotógrafos previamente avisados. Embora seja uma acção simples e de fácil execução, a verdade é que resultou num vídeo visto por mais de 300.000 pessoas e apareceu como notícia em jornais e televisão.
Aqui está o famoso vídeo:




Vantagens desta técnica:

-Fácil execução
-Divulgação rápida
-Baixo custo
-Boca-em-boca, quando é positivo (e que pode funcionar como aconsellhar determinado produto/serviço) é o mais eficaz na hora de decidir a compra e ecolher determinada marca.


Desvantagens desta técnica:

-Pode ter um efeito negativo, uma vez que as opiniões geradas são más
-A elevada exposição da marca pode por em causa os valores que lhe estavam associados ate então e assim debilitar o seu posicionamento

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