segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Endomarketing


É comum pensar-se que os clientes de uma empresa são as pessoas que compram os produtos/serviços dessa empresa. Mas não. Clientes são também aqueles que vendem os produtos ou serviços, conhecidos por colaboradores, funcionários, fornecedores, ou clientes internos. É essencial, por isso, que estes "representantes" da empresa conheçam o produto e o seu valor para o atendimento aos clientes externos ser de qualidade. Neste contexto surge o Endomarketing, ou também designado por Marketing Interno, que funciona como elo de ligação entre o cliente, o produto e o funcionário.

O Endomarketing é um a recente área da administração e tem como principal função tornar os clientes internos aliados no negócio, integrá-los na política de valores da empresa, consciencializando-os de que são responsáveis pela imagem da empresa. Ou seja, o Endomarketing tem a tarefa de "vender" o produto, o serviço, o posicionamento de marketing a todos os indivíduos envolvidos na empresa. Resultando assim uma imagem coerente, forte e clara da empresa aos olhos do consumidor.

Segundo a "Meios e Publicidade": "A razão de tal importância é porque constitui-se num processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalhem na empresa na implementação e operacionalização de acções mercadológicas"

A comunicação dentro da empresa deve ser permanente e extensa, para que o desempenho de todos seja eficiente. Saber os objectivos, formas de actuar, planos alternativos, e mudanças recentes, é importante para que se atenda e sirva o cliente da melhor forma, ficando este com uma impressão positiva da empresa.

A revista "Fortune" revelou quais as cem melhores empresas para trabalhar. A companhia de soluções informáticas NetApp, onde estão cerca de oito mil pessoas aparece em primeiro, tirando o lugar à Google. "O entusiasmo dos funcionários ajudou a que a NetApp subisse ao primeiro lugar". A Edward Jones e o Boston Consulting Group (terceira e segunda da lista, respectivamente, são exemplos de empresas que utilizam o Endomarketing. A filosofia do "bem-estr" está presente dentro da empresa, proporcionando aos funcionários um ambiente confortável.






A empresa Cisco Systems em Portugal, de soluções para redes e comunicação, aparece em sexto lugar na lista


Vantagens:

-Pode ser decisiva no sucesso de uma empresa;
- O ambiente ciado dentro da empresa é perceptível pelo grupo de pertença do funcionário, mesmo este não estando preocupado em passar essa imagem;
-Boa relação custo-benefício; a motivação e a satisfação são boas, logo o desempenho e os resultados também;
-Como o funcionário se sente parte da empresa, as sugestões de melhoramento e avisos do que está mal, acontecem com mais frequência.

Desvantagem:

-O sucesso das ações desta técnica não podem ser avaliadas, uma vez que outros factores podem ser o motivo do crescimento da empresa.


Fontes consultadas:
www.meiosepublicidade.pt
www.endomarketing.com
www.mundodomarketing.com.br

Sem comentários: