sábado, 3 de janeiro de 2009

Neuromarketing


O Neuromarketing confirma a tese do presidente do instituto de Neurociências Cognitivas USA, Michael Gazzaniga, de que "o cérebro sabe e age antes de nós percebermos isso".

O Neuromarketing é uma disciplina de investigação de marketing que estuda o cérebro do consumidor. Indivíduos diante de produtos, marcas, ou mensagens publicitárias são observados em laboratório com o objectivo de se obter informações importantes sobre os processos mentais que explicam as expectativas, motivações e comportamentos relacionados com o consumo e, desta forma, melhorar as estratégias de marketing das empresas garantindo o êxitos nas vendas.

David Lewis, especialista nesta área, refere a vantagem do neuromarketing: "A pessoa quer contar o que está a pensar ou sentir acerca de qualquer coisa e provavelmente não é capaz de o fazer. A nossa técnica é utilizada num plano diferente. Portanto, se eu ando pelo shopping sem o equipamento e me pergunta como investigador de mercados “O que gosta?”, “O que não gosta?”, tenho de usar a minha memória para pensar nisto e posso não me lembrar de tudo, inclusive coisas sobre as quais nunca tomei consciência ou que não afectaram significativamente o meu juízo sobre como me sinto em relação ao shopping."

Empresas como a General Motors, Ford, Daimler Chrysler, Coca-cola, Levi-Strauss e Delta Airlines financiam caras pesquisas, acreditando na importância do seu signicado e resultados.



Para Nelson Lima, neuropsicólogo, a longo prazo, o estudo do cérebro enriquecerá o conhecimento sobre o comportamento do consumidor - "Eles deixam de contar apenas com estudos subjectivos, impressões e estatísticas e passam a dispor de pesquisas mais amplas e ricas em conteúdo informativo."

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Huummmm.... Há aqui imenso texto tirado integralmente de outras fontes, referindo as mesmas mas não os sites e blogs onde as foi buscar. Preferia como disse no 1º comment produção ppa e só algumas pequenas linhas de outros. Em todo o caso não responde integralmente ao desafio, por isso veja os meus 1ºs comments onde deixei a indicação sobre o desafio. Reedite e melhore tendo em conta estas minhas observações.