terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Marketing de Guerrilha



""Old media"--radio, TV and metropolitan newspapers--generally aren't good bets for small businesses. You're paying big bucks to reach thousands of people out of your area and thousands more who have no interest in your product or service. The Cowflop Gazette, your local community paper, may be a better bet--but why pin your hopes on a delivery boy who throws the paper behind the rose bushes or into the lawn sprinkler?" (Scott Reeves)

A grande distinção que se faz ao Marketing de Guerrilha é a fuga ao convencional através da criatividade. As técnicas de marketing utilizadas não são tradicionais porque os meios de comunicação utilizados nas campanhas não são os mais usuais, e assim conseguem chamar a atenção para o produto em causa. Por outro lado, o tempo e o dinheiro neste tipo de acções, são reduzidos.
Além destas duas características que também são vantagens, o maior benefício está na possibilidade de conhecer melhor o consumidor, uma vez que há um contacto mais aproximado com ele e com a sua reação à campanha.
As desvantagens são principalmente o facto de atingir um público-alvo relativamente reduzido, porque são campanhas geralmente de pequena/média dimensão (comparando com a televisão, por exemplo)e, por outro lado, o facto de campanhas demasiado "agressivas" e/ou entendidas de forma errada poderem levar a que se coloque em questão os valores da marca.



Jay Levinson lançou o livro "Guerrilha de Marketing em 1984 - este conceito já é antigo, mas cada vez mais lhe é atribuído importância por ser tão eficaz.
Ideal para as empresas pequenas e com pouco dinheiro para investir em comunicação, este método é utilizado também por líderes de mercado, que vêem no Marketing de Guerrilha uma forma de aumentar a sua notoriedade e aumentar os laços afectivos com os concumidores.

Jay Levinson na fotografia

A revista Forbes (www.forbes.com) apresenta um artigo com 10 tácticas de Marketing de Guerrilha:

1-Discursar em locais públicos divulgando o seu negócio
2- Ser colunista num jornal local
3- Enviar cartões de boas festas ou felicitação aos clientes
4- "Up the buzz factor"
5- Surpreender na correspondência (evitar os e-mails)
6- Substituir os flyers por cartões escondidos em livros prestigiados
7- "Show some leg"
8- "Kill them with kindness"
9- "Really up the buzz factor"
10- "When In Doubt, Go Cornball"



Podemos ver nestes outdoors um bom exemplo de Marketing de Guerrilha:
(http://www.marketingdeguerrilha.blogger.com.br/)














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