quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Marketing Directo


Marketing Direccto é uma técnica em que as empresas comunicam de forma directa com o seu público-alvo , que é estimulado a responder/reagir de forma favorável à empresa. Ou seja, as empresas, utilizando meios como o telemarketing, promoção de vendas, catálogos, anúncios de televisão de resposta directa, internet e imprensa, interagem e interpelam os consumidores com o objectivo de gerar uma resposta ou transação. Segundo George E. Belch e Michael A. Belch (autores do livro "Propaganda e Promoção"), "essa resposta pode assumir a forma de uma pergunta, uma compra ou, até mesmo, um voto (...) nem todo o marketing directo porém procura por uma resposta comportamental. Muitas organizações utilizam o marketing directo para construir uma imagem, manter a satisfação do cliente e informar e/ou instruir os clientes na tentativa de levá-los a acções futuras". Peter Bennett(no seu livro "Dictionary of marketing terms") acrescenta: "com o propósito de solicitar uma resposta por telefone, correio ou visita pessoal de um potencial ou real cliente.".

O Marketing Directo é um dos sectores que tem tido um dos mais rápidos crescimentos na economia nos EUA, e está a ser adoptado por muitas empresas que pretendem atingir directamente os consumidores-alvo com os seus produtos ou serviços, dispensando intermediários.

A teoria de que o Marketing Directo é a força impulsionadora que sustenta o todo o plano de marleting é defendida por muitos especialistas da área. Stan Rapp e Thomas Collins no seu livro "Maximarketing" concordam com esta ideia e apresentam um modelo de 9 passos, entre os quais, a criação de um banco de dados, a busca de potenciais cliente, desenvolvimento da venda e desenvolvimento do relacionamento.




As Vantagens:

-A cobertura intensa que se obtém por meio da correspondência, por exemplo. A partir de uma boa base de dados consegue-se atingir apenas os potenciais clientes.

-A possibilidade de se obter boas bases de dados que permitem segmentar consumidores pela área geográfica, ocupação, idade etc.

-A repetição dos anúncios de televisão

-A possibilidade de assumir diferentes formas e, neste caso, quanto mais criativas melhor. Um bom exemplo é a correspondência enviada com um vídeo que contém informações sobre o produto, que é um método eficaz de transmitir informação aos consumidor-alvo.

-Não exige um planeamento de acções a longo-prazo. A facilidade de execução e de distribuição de flyers por exemplo.

-A incomparável capacidade de personalizar mensagens (incluir o nome da pessoa a que se destina), é muito oportuna.

-Baixos custos - a utlização de e-mails é muito económico. Uma vez conseguindo este baixo custo na forma de comunicar, cada venda gerada é muito rentável.

-O feedback é imediato e fiável e rigoroso. É a técnica que melhor pode medir o retorno e sucesso das suas acções.


As Desvantagens:

-A conotação da correspondência desta técnica é má - o chamado junk mail, que a maior parte das pessoas apaga mesmo antes de ler. Por outro lado, o facto de os produtos vendidos pela televisão serem relativamente baratos, contribui para a ideia de que esses produtos são de fraca qualidade. O telemarketing também é considerado irritante.

-Apesar desta técnica ter como mais valia conseguir atingir o seu público-alvo, há o problema provocado pela necessidade de actualização da base de dados. O custo de novas listas é elevado, e se não houver a renovação das listas de contactos, corre-se o risco de perda de precisão na segmentação.

-A incapacidade de criar emoções, que é limitada pelo conteúdo da mensagem e pelo contexto.

-Custos podem sofrer aumentos, devido a factores como a subida das tarifas postais ou dos custos de impressão de catálogos e flyers.

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