domingo, 25 de janeiro de 2009

Experience marketing

Este conceito diz respeito às experiências relativas a um produto ou marca, com o objecto de proporcionar boas emoções aos consumidores. Estes criam ligações afectivas, que vão determinar a preferência e decisão na hora da compra.
É a ponte que emocional que liga a marca ao consumidor.

"A tendência é cada vez mais as marcas oferecerem aos seus clientes experiências e sensações, em detrimento de produtos racionais, compreendendo que as pessoas estão cada vez mais sofisticadas e exigentes" - António Quina, do guia de experiências "A vida é bela".

O consumidor além de adquirir produtos para satisfazer necessidades básicas, procura produtos que lhe proporcionem alguma emoção, entretenimento, prazer...produtos que lhe satisfaçam necessidades emocionais. E este fenómeno tem vindo a crescer, e está a ser desenvolvido e adoptado por muitas empresas, porque hoje em dia, dada a diversidade de oferta e opções, o consumidor é exigente e não se contenta com qualquer coisa.

O iPod da Apple teve um enorme sucesso, ao focar a experiência da utilização do iPod, que tranmite a imagem de um estilo de vida "cool", e as emoções que advêem de produtos tecnológicos pensados para os clientes.


Bernd Schmitt, o famoso "pai" do Experince Marketing, explica que a experiência mais rica para os clientes abrange todos os pontos sensíveis para proporcionar aquilo a que chama: "sentir, emocionar-se, pensar, agir e relacionar-se".
A crescenta ainda: "Mas o real valor está nos detalhes: focando-se verdadeiramente no cliente e tendo os métodos e as ferramentas para criar uma experiência para este.".

Bernd Schmitt na fotografia, considerado "pai" e guru do Experience Marketing

A experiência do Mini, carro da BMW, é um óptimo exemplo. É uma experiência completa a todos os níveis - o design do carro, a presença em salões automóveis, os anúncios, o web site - tudo isto remetendo para um estilo de vida urbano atractivo.


O consumidor, tornando-se parte integrante do desenvolvimento e construção da marca, manifesta-se quase sempre quando a marca não correspondeu às suas expectativas. Isto é uma mais valia enorme que ajuda o gestor de marketing/marca de uma empresa a tomar medidas - esta é a maior, e a mais importante vantagem do Marketing de Experiência.

A desvantagem centra-se sobretudo no facto de ser uma técnica arriscada, na medida em que se a experiência for negativa, dificilmente o consumidor tem um comportamento favorável à marca. Além de que pode falar da "má experiência ao grupo de pertença e familiares".


Fontes da pesquisa:

-www.mktonline.net
-www.jornalbriefing.iol.pt
-www.imagensdemarca.sapo.pt

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