quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Trade Marketing



"A actividade de trade marketing é nova e pouco conhecida pelo mercado, entretanto todas as empresas de porte já possuem uma área destinada a esse tipo de negócio. Em pouco tempo, não haverá organização no mercado sem um ramo de trade marketing, o que aponta para uma continuidade do crescimento e das oportunidades de trabalho para o sector." - Sidney Porto, publicitário e Director de Planeamento e Novos Negócios da Gerencial Brasil

Trade Marketing é um conceito recente e a sua estrutura de funcionamento ainda não está bem definida. pode considerar-se uma evolução do "key account manager".

Encontra-se em franca expansão, e está associado a um departamento ou pode fazer parte da estratégia de marketing de uma empresa, ao planear formas de destacar ou sobrevaler o seu produto ou serviço no local onde é vendido. Ou seja, a empresa e o distribuidor desenvolvem em conjunto planos comerciais para optimizar o escoamento do produto, a sua reposição e a gestão de stocks.

Resumindo, é um sector que, em função dos recursos da empresa e da sua missão, desenvolve relações com diferentes meios de distribuição, escolhendo os mais proveitosos.

Este processo envolve um estudo para saber os hábitos e preferências dos consumidores que irá decidir os desenvolvimento dos produtos, quais os canais de distribuição a privilegiar, o packaging, etc.

Esta disciplina do marketing tem como filosofia adaptar-se às necessidades dos distribuidores, para conseguir relações de longo prazo. O distribuidor é encarado como um cliente.
O sector da distribuição comercial tem vindo a diminuir e a concentrar-se em empresas que trabalham maioritariamente com supermercados e hipermercados.

Javier Agrefojo do "Nuestros Negócios" sintetiza: "dependendo do departamento comercial de cada empresa, será desenvolvido um trabalho de definição de todo o material promocional, dar-se-á o apoio à rede de vendas no território, colaborar-se-á para a melhoria do packaging, far-se-á uma pesquisa de mercado sobre o posicionamento nele da marca, assistir-se-á a feiras do sector, resumindo, promovem-se todas as actividades que enalteçam o produto nas montras, e junto do consumidor.".

No cenário actual de crise e onde as empresas lutam para conseguirem uma maior quota de mercado, é fundamental desenvolver marcas fortes - o Trade Marketing pode ajudar.
Além de utilizar a exposição de produtos, também recorre muito a demonstrações de produtos. Por exemplo, um consultor de telemóveis aconselha o consumidor no seu processo de escolha, ouvindo quais as suas necessidades, tirando dúvidas, explicando as funcionalidades e serviço do telemóvel... Acções como esta podem determinar a escolha da marca.


Vantagens:

-As actividades podem ser factor decisivo no momento da compra;´
-Boa relação cuto-benefício.


Desvantagens:

-Má escolha do canal de distribuição;
-Consultores pouco informados ou informados erradamente.

Fontes utilizada:
www.mundodomarketing.com.br
www.iscem.pt

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Comento aqui todo o blog:
Como mto bem disse o trade mkt é uma disciplina do mkt só que sectorial; n é uma técnica de comunic logo não conta. Nem todas exploram bem as vant/desv. Mas de uma forma geral está equilibrado entre produção própria e sustentação em autores. Devia ter reeditado e melhorado as que critiquei no início